sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Trabalho final!!!!! Valeu a pena!!!!

Começar a fazer o trabalho final, o nosso portfólio de aprendizagens, foi um pouco difícil. Todos nós estamos um pouco inseguros pois teremos que apresentar verbalmente.
Então, para não ficar muito desesperada, foi uma tarde ao pólo, bem calma e serena e comecei a responder as questões. E foi muito bom. Comecei a escrever e percebi quantas coisas foram significativas para mim neste semestre. Que na maioria das interdisciplinas, eu pude trabalhar na prática com meus alunos e que muitas dessas atividades que fiz, me foram surpreendentes quanto ao seu resultado com a turma.
A gente reclama, é trabalhoso escrever sobre como foi o semestre e ter que fazer uma retrospectiva de tudo (quando o que mais se quer é tirar férias!!!!). Mas, vendo quantas coisas foram importantes, parece que nada teria sentido, se não parássemos para refletir e ver realmente o que foi que aprendemos.
No fim, eu o li e percebi que este semestre valeu a pena!!!!

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Interpretação....

No dia 23 tivemos uma experiência muito legal, fizemos um teatro para a interdisciplina de Literatura. Meu grupo apresentou uma história sobre contos infantis, intitulado "As Fadas". Eu sempre fui muito metida, extrovertida e amo fazer apresentações, então para mim, foi uma motivação ter esta tarefa. Mas achava que o grupo não ia conseguir se entender, sendo seus membros de vários municípios diferentes: Parobé, Novo Hamburgo, Sapiranga, Ivoti e Dois Irmãos. Mas para nossa supresa e empenho de todos, deu muito certo e fomos elogiadas pela professora de Literatura. Mais uma vez, aprendi que se nos empenhamos fortemente por um objetivo, nos organizamos e ouvimos nossas colegas, a receita da muito certo!!!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Por que ouvimos tanta PORCARIA!?!?

Bem, está é a pergunta que não quer calar, na nova aula da interdisciplina de música. O texto intitulado da pergunta acima, é excelente e me fez ver que não era só eu que pensava assim. Sempre achei as musiquinhas da moda (é o tchan, funk, entre outras) uma baita de uma porcaria!! Mas, pensava que o problema era comigo, por que parecia que todo mundo curtia toda essa baboseira. Com as nossas discussões no fórum : Músicas oferecidas pela mídia, vejo que compartilho da opinião de muitos de meus colegas, que também ficam perplexos ao ver que tanta gente em nosso país escuta as músicas impostas pela mídia e acham que são as melhores de todas. Bem, temos que ser críticos a tudo e principalmente o que a mídia quer nos oferecer, nos tornando uns alienados.

domingo, 11 de novembro de 2007

Bienal

Sempre gostei de arte, mas foi uma experiência nova ver alguns quadros bem diferentes das coisas que vemos em nosso cotidiano. Conversamos muito sobre a arte Contemporanêa, que é aquela que tudo o que o artista faz pode ser arte. Sempre queremos uma perfeição e exigimos principalmente muito de nossos alunos. Isto me fez compreender que assim como a arte contemporanêa deve ser vista como uma produção muito individual do autor e por isso muito respeitada, devemos respeitar também as criações de nossos alunos artistas, que também querem mostrar o seu modo de ver a vida, através de suas produções.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

A banda do meu irmão....




Bem, esta semana, fiquei muito,mais muito feliz, pois fiz um trabalho sobre um assunto que tenho muito orgulho!!!! A Banda do meu irmão. Ele é o caçula da família e o mais mimado de todos é claro! (hehehe)
Mas,uma uma coisa eu aprendi, neste momento de reflexão que pude falar dele.
Todos os meus irmãos (somos de cinco filhos), gostamos muito
de música, eu inclusive, mas ele foi o único que conseguiu se realizar mesmo, formando uma banda. Minha irmã e minha mãe cantam,e meus outros dois irmãos tocam violão e um gosta de cantar.
Eu, particularmente, sempre tive o sonho de cantar em um coral ou até de dançar em um grupo de dança, mas nunca participei.
Uma vez fiz um ensaio de banda, com um grupo de amigos, mas foram poucos meses
e só.
Meu irmão trabalha, estuda, namora e ainda arru
ma tempo para tocar. Eu acho, que esse meu "irmão pequeno", como costuma dizer minha mãe (olha que ele já tem 22 anos) é uma lição para os irmãos mais velhos, que não ousaram tentar, realizar suas vontades musicais.
Mas, segundo a profe de Música, Simone Velh
o, nunca é tarde para começar...
Quem sabe um dia eu entro para um coral!!!
(D
epois de me formar, ter filhos, ....heheheh)

sábado, 27 de outubro de 2007

Teatrando....




É genial ver como os alunos nos surpreendem. Foi muito bom ver o processo e os resultados da atividade proposta pela interdisciplina de teatro. Meus alunos são muito pequenos de dois a três anos, mas a brincadeira de representação e faz de conta, são uma das atividades preferidas deles. Porém, sempre trabalhei com eles a expressão oral e corporal de um modo bem livre, já por causa da idade deles.


Então, quando li a aula que teríamos que fazer com nossos alunos, já pensei nas brincadeiras de faz de conta. Mas, corajosamente, foi fazer a hora do conto e peguei alguns materiais de figurino. A história a ser contada era Três Porquinhos, peguei uma capa preta para o lobo, fiz uns narizinhos para os porquinhos e chamei alguns alunos para se tornarem os personagens da história enquanto eu contava. Foi genial, aprendi (o que eu já sabia), que não podemos subjulgar a capacidade das crianças, seja de que idade for. Eles adoraram ser os personagens e como já sabiam a história de cor, iam dizendo as falas antes que eu as contasse. Tive que repetir a história três vezes, com alunos diferentes representando os personagens, pois todos queriam participar. Percebi que esta atividade pode ser mais freqüente, pois eles adoraram.


" A arte uma verdadeira guia,


me leva a caminhos que jamais sonhei na vida."

domingo, 21 de outubro de 2007

Cinderela!!!


Como é bom ler histórias e fantasiar sobre elas.... Quando criança, sempre adorava ler e ouvir os clássicos infantis e, claro, me imaginava ser a princesa. Hoje me encontro numa fase mais madura e os clássicos tem outro significado para mim. Pude começar a perceber estes significados a partir da atividade de Literatura, sobre as partes da narrativa da história. Antes era como se eu quisesse ser a Cinderela, hoje percebo que as histórias são justamente para isso, para levarmos para o mais íntimo de nós, mexer com as nossas estruturas de pensamento e criação.

Outro aspecto que também foi de muito crescimento para mim e enxergar que podemos ter diferentes visões sobre a mesma coisa, por mais que essa coisa pareça simples. Acredito que se esta atividade, se tivesse sido individual, não teríamos tido tantas interações, pois assim tívemos que ver a visão de todas as pessoas. Isso é mais importante que a atividade em si, aprender a ouvir, respeitar e ver visões diferentes, pois aí podemos enxergar coisas que não tínhamos visto antes e assim crescer mais, do que se fosse sozinha.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Meu trabalho da releeitura do quadro de Velasqués "As Meninas"

Artes!

Este semestre, acredito que será muito "puxado", mais muito gostoso também. As disciplinas são prazerosas e nos dá espaço para criar. Primeramente, apesar de adorar criar, fiquei com muita dúvida de como fazer a releeitura do quedro de Velasqués, "As Meninas". Mas, depois, fui usando o paint, e deixei minha imaginação fluir... "A janela é a mesma que entra o sol no quadro "As Meninas" (a porta, que eu imaginei ser uma janela bem grande), só que em outra perspectiva. A sala em que eu imagino ele estar pintando é uma sala cheia de quadros, por isso, achei importante colocar o desenho de um. Como a sala me pareceu escura e misteriosa, nada melhor para representar do que a noite. Contrastando com a janela bem aberta, que penso é no sol, na rua, que a Infanta queria estar. Se perceberes bem, no cantinho do quadro, está o nome da pintora do quadro "A Noite",a artista Deise Scheffel"(comentário feito para a professora de artes no Webfólio)

Aula de teatro!!!

Quantas interações!!! Adorei a aula de teatro. adoro atividades que trabalhem expressões e a aula que tivemos foi muito produtiva.
Gostei mesmo é que, há bastante tempo eu não tinha a oportunidade de fazer teatro. A atividade que mais tive crescimento foi a que tivemos que montar cenas. Juntamente com meus colegas de grupo, fizemos uma cena, tipo um retrato que mostrava o casamento, o nascimento e o velório dos personagens que tinham relações entre si. agora terei mais subsídios para trabalhar com meus alunos. (semana 1/10 a 07/10)

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Semana do filme

Esta semana foi ótima apesar de ser bem agitada.
Foi muito bom olhar o filme e debater sobre evidências e argumentações.
Ainda não sei muito bem, como é para expor as aprendizagens aqui, mas vou tentar:
Na interdisciplina de literatura, lemos textos sobre contação de histórias, aprendi muito e pude expor fatos da minha infância, sobre as histórias que ouvia. Uma evidência disto é meu dizer no forúm:

"Lembro-me de um dos fatos mais gostosos da minha infância, as historinhas que minha irmã me contava. Ela estava fazendo magistério e confeccionava livrinhos que já existiam. Ela sentava eu e meu irmão na cama dela e começava a contar as histórias. As melhores de todas eram, sem dúvida, as do Ziraldo da coleção Corpim. Eu adorava porque eram bem humoradas e garantiam boas risadas. Ela contava mudando as vozes e mostrando as belas gravuras que ela fazia com diferentes materiais, como tecidos, e.v.a., entre outros. (...)
Ouvir histórias estimula os alunos a viajar na imaginação, a sonhar, além de trabalhar várias áreas do cognitivo, raciocínio, memória, interpretação. O contador deve ser expressivo, demonstrando as diversas emoções que se passa pela história contada. Mudar de voz, prender realmente a atenção de seus ouvintes. assim a história fica gostosa de ser ouvida e o momento se torna único para os alunos."

Outra aprendizagem muito significativa foi assistir ao filme 12 homens e uma sentança, no qual eu e meus colegas tivemos o prazer de discutir sobre conceitos de evidências e argumentações. Percebe-se isso pelo seguinte trecho da minha postagem no fórum do seminário III :
"Bem, como já havia escrito antes, para mim evidência é um fato ou algo que demonstra, justifica ou denota outro. Como, por exemplo para saber se alguém é culpado de alguma coisa, precisamos de evidências, fatos que comprovem o crime. Para saber se os fatos apresentados são verdadeiros, eles precisam ser argumentados, discutidos e refletidos. No caso do filme, a promotoria mostrou vários fatos, entre eles: o garoto tinha uma faca igual a que foi usada no crime, o vizinho ouviu um grito e viu ele correr pela escada minutos após o crime, a vizinha viu um garoto esfaquear o pai pela janela, o menino tinha uma vida difícil portanto justificava ser um assassino, entre outras. Porém, não as julgo evidências, pois para mim, evidência é \"tudo aquilo que pode ser usado para provar que uma determinada afirmação é verdadeira ou falsa.\" Portanto, uma evidência apresentada no filme, foi o fato de que um dos jurados, comprou uma faca igual a do crime e que qualquer um poderia ter comprado, isto faz \"cair por terra\" o argumento usado pela promotoria de que deveria ser ele o culpado, pois era um canivete difícil de se encontrar. Nas argumentações, usamos diversos fatos para expressarmos nossa opinião, mas as evidências denotam se são verdadeiras ou falsas." Estas foram algumas das minhas aprendizagens esta semana.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

to aí

" Se você não encontra sentido para as coisas
é que esse não se encontra se cria."