terça-feira, 22 de julho de 2008

Trabalho final

Mas uma vez foi muito bom ler o portfólio e preparar uma apresentação para professores, tutores e colegas.
Desta vez, estávamos mais soltas e com menos receio de falar. Mas claro que antes ainda deu um friozinho na barriga. Nossas apresentações começaram e logo todos fomos nos interessando pelo trabalho uma das outras e aprendemos bastante ao ouvir e questionar as colegas. É positivo, ao meu ver, colega perguntar para colega. Pois temos também que fazer o exercício de formular uma boa pergunta. E como já acostumamos, perguntamos para outras colegas também, tentando saciar nossa curiosidade.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

matemática

Umas das perguntas que minhas colegas me fizeram na minha apresentação final, foi a seguinte: Qual das práticas que tu fizeste com teus alunos que tu percebeste que foi mais significativa para eles?
Gostei muito da pergunta, por isso senti então a necessidade de registrá-la aqui. Mas a minha resposta, foi que me trouxe algo que eu ainda não sabia e que faz muito sentido para os alunos de jardim B. Respondi que foram as atividades de matemática, pois o prazer que meus alunos sentem ao ser desafiados ou trabalhar com números é parecido quando eles tem Educação Física. Sabemos, e não é novidade, que qualquer atividade com movimento contagia as crianças e até nós adultos, mas eu percebi que as atividades que estimulam o raciocínio, o cérebro, também nos dão um grande prazer. E para mim também, é um grande prazer trabalhar este tipo de atividade com os alunos!!!

Tempo

Uma das noções de tempo que mais me chamaram a atenção neste semestre, foi a que trabalhamos em Ciências Naturais. Onde vimos que cada coisa tem seu tempo para acontecer, quando estudamos sobre os ciclos da natureza. Nós devemos respeitar este tempo para que tudo possa acontecer em harmonia. A natureza é sábia e se cada um não faz a sua parte, respeitando o ambiente acontece o que está aí.... o desequilíbrio ambiental. Assim como a borboleta, que primeiro é larva que rasteja, esperando ela se torna uma bela borboleta colorida que pode voar de flor em flor. Respeitar o tempo, respeitar o nosso tempo, foi um dos grandes aprendizados que tirei neste semestre.