quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dossiê Inclusão

Está muito interessante o trabalho com o Dossiê sobre a inclusão. Estou conseguindo vislumbrar como meu município está em relação a educação inclusiva.
Pois, estamos lendo alguns textos e comparando com nossa realidade. Pude perceber através de um texto chamado "A inclusão e seus sentidos: entre edifícios e tendas" do professor Cláudio Roberto Baptista, que a inclusão em nossos escolas demora para ser diagnosticada algumas vezes, por isso aparecem nas estatísticas, poucos casos de inclusão sendo atendidos em nossas escolas.
Na minha escola, isso acontece, pois temos uma aluna surda, porém está demorando para que ela receba um atendimento especializado e seja diagnosticada surda. Uma vez que sai este diagnóstico, ela passa a existir como surda e então pode receber trabalho especializado para sua necessidade. Vejo então, pontos que precisamos ainda crescer. Nossas escolas tem muita demanda e o município deve estar atento e ser eficaz nestes encaminhamentos. Por outro lado, se esta criança não recebe logo este encaminhamento, ela perde muito e o professor que a atende também.

Nenhum comentário: