quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Pedagogia de projetos

Gosto muito de trabalhar através de projetos com minhas turmas. Trabalho com Educação Infantil, onde esta é a melhor maneira de se trabalhar com assuntos do interesse dos educandos. O projeto viabiliza a busca pelo conhecimento, onde os alunos desenvolvem a criticidade, a formação de opinião, a capacidade de análise e de argumentação. Também podemos trabalhar de forma coletiva e individual, e de forma globalizada, onde os conteúdos são integrados. Muitas vezes, quando faço certos projetos com meus alunos, a família integra-se também, pois os alunos vivem os temas vinte quatro horas por dia. Os pais chegam falando que os alunos quiseram repetir as atividades em casa, por exemplo; ano passado fiz uma pesquisa sobre "bicicletas" (pois os alunos escolheram este tema) e confeccionamos um jogo: "A Corrida das Bicicletas", no outro dia, uma aluna fez a mãe lhe ajudar a criar um jogo para ela. O mais legal é que fez com sucatas que tinha em casa e trouxe para brincar com os amigos na sala. Um dos grandes desafios de trabalhar com projetos, ao meu ver, é realmente conseguir integrar os conteúdos e não perder o foco principal do projeto, cuidando e avaliando quando este já se esgotou.
"Essa modalidade de articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem, que implica considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de uma forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares preestabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos.” (HERNÁNDEZ; MONTSERRAT, 1998)

2 comentários:

Melissa disse...

E integrar toda a turma com o mesmo assunto (bicicleta) não é difícil? Observou e tem certeza de que todos estiveram interessados e envolvidos?
Beijos
Melissa

deise scheffel disse...

Nem todos estavam interessados, ams quando a maioria da turma gostou do assunto e começamos a pesquisá-los, a turma todo adorou o tema.