sexta-feira, 14 de maio de 2010

Interação casa e escola!!!!




Estou muito contente esta semana. Meus alunos mostraram que as atividades estão fazendo sentido para eles, não só na escola como em casa. Recebi um aluno novo na segunda-feira. E durante a semana estamos trabalhando sobre a água, ele ainda não havia frequentado a escola neste ano. Hoje, enquando eu mostrava fotos de águas sujas e conversávamos sobre a preservação, ele me contou a seguinte história: "O profe, o Tiago (irmão) foi lavar as mãos e deixou a torneira aberta, eu disse para ele fechar e ele disse: "O que tu vai fazer se eu não fechar?" Eu disse, "Não vou fazer nada, só que a água do mundo vai acabar e nós não vamos ter mais" E daí ele fechou." Achei o relato muito interessante, até porque ele veio nesta semana e já se mostrou interessado pelos assuntos que estamos tratando. Outro fato, foi que o meu aluno Patrick, trouxe um jogo de computador sobre aviões, água e gelo. Ele disse que tem tudo o que estamos estudando: água, gelo e avião que voa no ar. Gostei muito e jogamos o joguinho no meu notebook que levei nesta sexta. É muito gratificante ter este retorno deles e que eles mesmos tragam materiais, apesar de pequenos (5 anos). Também, havia combinado com as crianças na quarta, que daríamos banho nas bonecas na quinta, e quem quisesse podia trazer sua boneca de casa. Não mandei bilhetes para os pais e a Laís trouxe tudo, boneca, toalhinha, pentinho, etc... E assim que chegou disse: "Né, profe, que era pra trazer, diz pra minha mãe!?" Pois a mãe dela não havia acreditado, pois eu não tinha mandado bilhete. A mãe contou que ela separou tudo e "bateu o pé" que queria trazer. Combinei com a mãe que podia acreditar nela, pois daria uns teminhas que eles mesmos deveriam lembrar, para trabalhar também a autonomia deles.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Deise!! Muito legal o relato! Fiquei curiosa para saber quais as reflexões sobre as tuas aprendizagens surgiram a partir dessas atividades. Abração

deise scheffel disse...

Olha, Sibicca! Eu percebi o quanto é importante ouvir as crianças e dar crédito a elas. Como estão bem envolvidos nas atividades, não esquecem de recados e gostam que seus pais participem também. Acredito que eu esteja atingindo meus objetivos, ou seja, se as aprendizagens fazem sentido e eles gostam é porque estou indo pelo caminho certo.