quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lendo na Educação Infantil!!!


Umas das coisas que mais tem chamado minha atenção, deste o inicio do semestre é que tenho três alunos que se interessam demais por letras e querem muito aprender a ler. (Ps, tenho um jardim B)
Já li textos sobre isso e o que se fala no município (e em todos os lugares) e que na educação infantil não se alfabetiza. Também acho, porém não posso fingir que meus alunos não tem interesse e dizer para eles, não é hora ainda de saber, quando me perguntam algo sobre a escrita das palavras. Dois deles as mães não trabalham e ensinam em casa as "letrinhas" para eles, outro aluno, o Otávio, é por demais curioso e este sim já está lendo. Acredito que foi perguntando que ele aprendeu, pois tudo ele quer saber e nada passa por ele despercebido. Eles pedem para que eu escreva o nome das histórias lidas no quadro, fazem relações com os nomes o tempo todo e perguntam que som faz tais letras. Estes dias escrevi no quadro o nome de uma música que estava trabalhando Herdeiros do Futuro e o Otávio (de 5 anos) disse: "Peraí, peraí, ffffu...ttu..rrrro! Futuro!" dei parabéns e todos na sala disseram: "O Otávio já sabe ler!!" E realmente depois disso, está sempre tentando escrever palavras e ler em nossos livrinhos. Não vejo que seja algo forçado da sua família, acredito que aprendeu por sua própria vontade. Ele pegou meu caderno e escreveu: "Otávio e Deise se amo" (se amam, ele queria escrever).
Bom, vou buscar subsídios para ver o que posso fazer em minha sala de aula, para não travar a aprendizagem dele e nem exigir dos demais que ainda não estão neste processo. Mas, é muito lindo ver uma criança se alfabetizando assim, por curiosidade. Lembro que quando aprendi a ler, lia tudo para meus pais, foi uma festa!!!

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Deise!! Trazes algo muito importante nessa tua postagem: o não forçar não significa ignorar a curiosidade. Abração!!