Lemos um texto sobre Maturana, em Psicologia da Vida Adulta. Um dos trechos de suas obras uma me chamou atenção especial, é uma que fala da nossa existência.
“ Construímos o mundo em que vivemos ao longo de nossas vidas. Por sua vez, ele também nos constrói no decorrer dessa viagem comum. Assim, se vivemos e nos comportamos de um modo que torna insatisfatória a nossa qualidade de vida, a responsabilidade cabe a nós.”
Bem, ela me chamou uma atenção especial, pois fala da vida, de uma coisa muito simples porém muito importante. Pois, realmente precisamos compartilhar nossa existência com os outros, para que a gente possa assim existir de fato. Nós prolongamos a nossa vida, na vida dos outros. Isso torna a escola um espaço muito especial de convívio e nós professores temos que estar cientes deste espaço, para fazermos um bom trabalho. Nossos alunos devem ter oportunidade de se prolongar nos outros, de dividir trabalhos, dúvidas, ansiedades, de não serem seres isolados, mas sim, seres que vivem e se transformam juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário