quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O menininho



A professora de Didática, Planejamento e Avaliação, trouxe um texto que eu já conhecia, falando de um menininho que tinha muitas ideias, porém teve um professora que só o fez reproduzir, "matando" assim a criatividade do tal menino. Ela nos questionou então, quais seriam os desafios frente uma criança assim. Com certeza, os desafios frente a esta criança são muitos. Primeiro precisaria fazê-lo acreditar novamente em si. Mostrar que ele é realmente capaz e que eu enquanto professora, não quero que me copie e sim que me mostre o que ele pode fazer.
Ela trouxe mais duas questões, "Como eu trabalho para estimular a criatividade e que marcas quero deixar em meus alunos?", pude refletir então, sobre a minha prática. Como aceito o trabalho dos meus alunos? Quanto eu os estimulo a criar? Foi interessante pensar sobre isso.
Claro que, como qualquer pessoa, gostaria de deixar muitas marcas positivas. Então lembrei-me de um recadinho que recebi pelo orkut, no ano passado, de um aluno do meu estágio, em 2000. Ele era um aluno muito humilde, mas com muito potencial. Todo ano na escola, tinha um festival de talentos, organizei uma apresentação de dança que ganhou primeiro lugar no tal festival e ele foi o dançarino principal.
Acredito que para ele aquilo foi muito especial, foi bom para sua auto-estima. Depois de 9 anos, ele me achou no “orkut”, diz que está bem, continua estudando e deixou um recado maravilhoso, dizendo que eu fui sua melhor professora. Isso não tem preço. E ótimo ver, depois de um certo tempo, que aqueles pequeninos que passaram pela gente, estão bem na vida e que nós temos uma certa parcela de culpa. Pelo contrário é triste de ver, muitos adultos por aí, que não conseguem se encontrar por causa de uma educação deficiente.

"Nós somos o mundo, nós somos as crianças
Nós somos aqueles que fazem um dia iluminado
Então vamos começar a dar
Existe a escolha que estamos fazendo
Que estamos salvando nossas próprias vidas
É verdade que estamos fazendo um dia melhor
Só eu e você"
(We Are The World, Michael Jackson)

Um comentário:

Melissa disse...

Uma ótima postagem... Bem evidenciada e amplamente argumentada...
Parabéns
Beijos
Melissa