sexta-feira, 19 de março de 2010

Iniciando a caminhada do estágio!!!

Estou muito animada neste semestre. No semestre anterior terminamos com muitas dúvidas de como seria o estágio com o uso das arquiteturas pedagógicas, agora porém, começo a perceber alguns caminhos. Estava preocupada, pois tenho uma turma de jardim B, crianças de seis anos e não conseguia ao certo ver realmente o que eu iria fazer com eles. Agora, com a aula presencial e o vídeo da Liliana e do Crediné, estou mais calma e percebo que o estágio será um momento de experimentação, que nem tudo precisa sair perfeito, mas sim preciso inovar.
Desde o início das aulas, até agora tenho feito atividades de adaptação e cartazes da sala. Hoje, 19/03, fiz uma aula de iniciação somente para ver que idéias iriam surgir. Questionei sobre o que querem aprender este ano, do que gostam, etc... No primeiro momento, não sabiam ao certo o que dizer, falavam que queriam brincar, ler e escrever. Então, comecei a instigar como: "Vocês não veem coisas que se interessam em saber? Como é feito certa coisa, por exemplo." E contei sobre outros projetos de pesquisa que fiz, com outras turmas, e o quanto nós tínhamos aprendido. Percebi que eles só faziam projetos com assuntos que a professora trazia para eles, no ano passado, e não estão acostumados com a professora perguntando o que querem aprender. Por isso, vou trazer livros que fiz com outras turmas e uma história muito interessante sobre uma menina que adorava fazer perguntas. "Curiosidade Premiada"
Porém, após nossa conversa, pedi que todos desenhassem coisas que queriam aprender. Então muitos fizeram belos desenhos e vinham me mostrar." Oh, profe! desenhei um carro! - Tá, o que quer saber sobre carro? -Hummm, quero saber como ele anda, como ele liga!" E assim, questionando, foram surgindo curiosidades, bem interessantes. Acredito que logo, logo eles já estarão fascinados em fazer perguntas e descobrirão que desde modo podemos buscar o que queremos saber.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Deise, que jóia, olha só, partindo do desenho já conseguiste levantar algumas curiosidades da turma... Esse estágio promete! Que seja realmente um espaço de experimentação, de ousar pensar e fazer diferente, sem a preocupação em "errar". Abração!!