Estou muito animada neste semestre. No semestre anterior terminamos com muitas dúvidas de como seria o estágio com o uso das arquiteturas pedagógicas, agora porém, começo a perceber alguns caminhos. Estava preocupada, pois tenho uma turma de jardim B, crianças de seis anos e não conseguia ao certo ver realmente o que eu iria fazer com eles. Agora, com a aula presencial e o vídeo da Liliana e do Crediné, estou mais calma e percebo que o estágio será um momento de experimentação, que nem tudo precisa sair perfeito, mas sim preciso inovar.
Desde o início das aulas, até agora tenho feito atividades de adaptação e cartazes da sala. Hoje, 19/03, fiz uma aula de iniciação somente para ver que idéias iriam surgir. Questionei sobre o que querem aprender este ano, do que gostam, etc... No primeiro momento, não sabiam ao certo o que dizer, falavam que queriam brincar, ler e escrever. Então, comecei a instigar como: "Vocês não veem coisas que se interessam em saber? Como é feito certa coisa, por exemplo." E contei sobre outros projetos de pesquisa que fiz, com outras turmas, e o quanto nós tínhamos aprendido. Percebi que eles só faziam projetos com assuntos que a professora trazia para eles, no ano passado, e não estão acostumados com a professora perguntando o que querem aprender. Por isso, vou trazer livros que fiz com outras turmas e uma história muito interessante sobre uma menina que adorava fazer perguntas. "Curiosidade Premiada"
Porém, após nossa conversa, pedi que todos desenhassem coisas que queriam aprender. Então muitos fizeram belos desenhos e vinham me mostrar." Oh, profe! desenhei um carro! - Tá, o que quer saber sobre carro? -Hummm, quero saber como ele anda, como ele liga!" E assim, questionando, foram surgindo curiosidades, bem interessantes. Acredito que logo, logo eles já estarão fascinados em fazer perguntas e descobrirão que desde modo podemos buscar o que queremos saber.
Um comentário:
Oi Deise, que jóia, olha só, partindo do desenho já conseguiste levantar algumas curiosidades da turma... Esse estágio promete! Que seja realmente um espaço de experimentação, de ousar pensar e fazer diferente, sem a preocupação em "errar". Abração!!
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