sexta-feira, 30 de abril de 2010
A visita do Fio, uma calopsita!!!!
Gostei de ver o entusiasmo das crianças, que também queriam muito saber, como o passarinho voava, então fomos de sala em sala fazer uma pesquisa sobre isto. depois, expliquei a eles, pois estamos trabalhando sobre o "Ar", sobre elementos da natureza. As aulas onde as crianças, podem literalmente "pegar o conhecimento", são muito mais ricas e interessantes.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Pedro Bandeira e sua bela história do Pardal
Esta semana trabalhei sobre a feira do livro de Sapiranga, com o título, "Você é feito de histórias", que teve a ilustríssima visita de Pedro Bandeira, um escritor infanto-juvenil mais popular do Brasil na atualidade. E tivemos a oportunidade de trabalhar suas obras com nossos alunos. O livro que eu contei foi "Pequeno Pode Tudo". Fala de um pardalzinho que era rejeitado por todos e sentindo-se tão insignificante foi embora para viver sozinho. Porém lá, plantou sem querer milhões de sementinhas e acabou fazendo uma enorme floresta, percebendo que todos tem o seu valor, não importando tamanho ou beleza. A história é toda contada através de rimas, que não cansa as crianças, ao contrário diverte.
Após, fascinarmos as crianças com suas obras, tivemos o privilégio de conversar com ele, na feira do livro, onde meus alunos puderam fazer perguntas para ele. Foi muito bom. Admiro o trabalho dele, é um excelente escritor e nunca pude trabalhar tão de perto, com alunos da Educação Infantil, com um escritor, então tive esta oportunidade. As crianças adoraram e quando chegamos na feira só perguntávamos se íamos encontrar o Pedro Bandeira. Quando viram ele, um aluno disparou; "- É verdade que tu que escreveu a história do pardalzinho?" E ele respondeu comentando um pouco sobre o livro, foi ótimo!!!!
Sou pequeno e um pouco feio, mas eu planto uma floresta!"
(Pequeno Pode Tudo, Pedro Bandeira)
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Use a palavra PORQUE? ParteII Preparando o terreno
Gosto muito de instigar as crianças a pensar, pois quando eles falam certas colocações nós ficamos de boca aberta com tanta coisa que passa pela cabecinha deles. Eu já trabalho faz tempo através de projetos, acredito que nunca tenha trabalhado de modo tradicional com as crianças e ano passado me assustei quando entrei na escola e as professoras faziam cartazes sozinhas, com temas bem infantis, enchiam de ursinhos, mickey e etc... E do mesmo modo que era na sala, era no planejamento, atividades copiadas de caderno emprestado, projetos com temas estabelecidos somente pela professora, enfim era deste modo. (Algumas ainda trabalham assim)
Bem, eu peguei uma turma assim, crianças muito espertas, porém quando questionei o que queriam saber, ficaram em silêncio, olhando um para cara do outro. E uma menina ainda disse :"-Tu que sabe né, profe?" e outro "- Ai, profe o que tu disser pra gente!". Bom, percebi que não poderia somente pegar estas colocações e fazer um projeto, mas que devia preparar o terreno, plantar umas sementinhas, cultivá-lo, etc... Ou seja, preciso estimular a fala deles, instigar seus pensamentos e curiosidades, para então fazer um projeto investigativo, pois se eles não estão entendendo o que quero, não vamos chegar a lugar nenhum.
Então, pensei que a primeira semana deveria ser especial, somente com atividades para cativá-los e estimulá-los a perguntar para que percebam que podem (e devem) perguntar o que "der na telha" e que são capazes de junto comigo buscar as respostas. Simplesmente me apaixonei pela minha idéia.(ai, ai) Então começaram a aparecer coisas que eu podia usar... O livro "A Curiosidade Premiada" de Fernanda Lopes de Almeida, que eu adoro, a música da Xuxa, que eu acho que tem um conteúdo ótimo e consegui fazer uma semana onde eles poderão cantar, ouvir, dançar, falar, perguntar e aprender!!!! Acredito que desde forma, entenderão o que eu quero quando pergunto: "O que vocês querem saber?"
Foi por isso que coloquei a fala de Rubem Alves, no meu wiki, eles precisam me contar o que desejam saber, não posso ensiná-los a sonhar... mas posso pedir que me contem!!! Para que sonhemos juntos!
"Todo conhecimento começa com o sonho...
Mas sonhar é coisa que não se ensina.
Brota das profundezas do corpo, como a água brota das profundezas da terra.
Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:
conte-me os seus sonhos, para que sonhemos juntos."
(Rubem Alves)
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Use a palavra PORQUE!!!!!!
Esta semana foi muito interessante nas aulas da turma do meu estágio, terminei o projeto de adaptação e na próxima semana, já começarei com minha arquitetura pedagógica. Apesar de pequena creio que esta turma será muito produtiva e criativa.
A sala está bem organizada e bonita, o que facilita também o bem-estar do grupo. Temos cartazes de rotina como: chamada. tempo, ajudantes...
As crianças estão bem entrosados e gostam muito das atividades. Quero trabalhar a música da Xuxa, "Porque?" Para começarem a formular perguntas para nosso PA, depois irei fazer uma caixinha para depositá-las e a seguir iremos selecionar as que mais despertarem o interesse deles.
(Xuxinha): Por que a gente tá indo pra
esse lado Xuxa?
(Xuxa): Ah, porque...
(Guto): Por que não vamos pro outro lado?
Por que?
(Xuxa): Porque o caminho...
(Xuxinha): Ai, ai, ai, ai, ai, será que vai
demorar muito?
(Xuxa): Nossa, vocês só sabem falar porque,
porque, porque...
Por que dois em inglês é twhu?
Por que o céu é azul?(por quê?)
Quantos peixinhos têm no mar?
Por que a vaquinha faz mú?(múúúúú)
Se você quer aprender
Pode perguntar
Use a palavra por que
Por que? Por que? Por que?
Por que tem estrelas lá no céu?
(Por que?)
Por que elas brilham sem parar?
Por que?
Por que o sol nasce
de manhã?
(é por que?)
Use a palavra por que.
Por que o gato faz miau?(miauuuu)
Por que cachorro faz au au?
(au au au au)
Quantas gotinhas têm no mar?
Por que o pato faz quack quack?(quack
quack quack)
Se você quer aprender
Pode perguntar (por que?)
Use a palavra porque
Por que? Por que? Por que?
Por que tem estrelas lá
no céu?
Por que elas brilham
sem parar,
Por que?
Por que o sol nasce de manhã?
(é, por que?)
Use a palavra por que.
Por quê???