Logo após a história de Pedro Bandeira, sobre o pequeno pardal, a estagiária de magistério Rubiana, que estava observando nossa aula, disse que tinha uma calopsita e disse que poderia trazer para as crianças observarem. Eles adoraram a ideia e eu também. Então ela trouxe na segunda-feira, dia 26/04, conforme o combinado. As crianças acharam muitas semelhanças dele (Fio) com o pardalzinho da história, o tamanho e a cor acinzentada. Questionaram sobre o alimento dele, como vive e se ele canta. A Rubiana respondeu a todos pacientemente e disse que aparava as asinhas dele, para que não voasse alto. Isto deixou as crianças apavoradas, que disseram: "- Mas ele é feito pra voar!", Então, expliquei que algumas pessoas fazem isto com passarinhos, que são próprios para viver em gaiolas e a Rubiana disse que ele não sentia dor, senão ele bicava ela.
Gostei de ver o entusiasmo das crianças, que também queriam muito saber, como o passarinho voava, então fomos de sala em sala fazer uma pesquisa sobre isto. depois, expliquei a eles, pois estamos trabalhando sobre o "Ar", sobre elementos da natureza. As aulas onde as crianças, podem literalmente "pegar o conhecimento", são muito mais ricas e interessantes.
Um comentário:
oi Deise!! Pelo jeito gostaram da experiência! A partir dessa idéia, fico imaginando que podemos aprender com iniciativas como essas... Abraços!!
Postar um comentário