sábado, 20 de novembro de 2010

Semestre 1/2010

A postagem Lendo na Educação Infantil percebo que já posso responder um pouco a dúvida que eu tinha. Pois, tamanha foi minha curiosidade pelo assunto Alfabetizar ou não na Educação Infantil, que acabou virando tema do meu tcc. descobri com minhas leituras que a educação infantil é um momento onde as crianças aprendem por prazer, onde podemos e devemos aproveitar as oportunidades. Uma das autoras que escolhi para fundamentar meu trabalho, falou que um dos motivos que as pessoas tem receio de alfabetizar na EI é porque acreditam que se o professor se preocupar com a alfabetização, deixa de lado as atividades lúdicas.
Como se a escrita entrasse por uma porta e as atividades com outras linguagens (música, brincadeira, desenho etc.) saíssem por outra. Por outro lado, há quem valorize a presença da cultura escrita na Educação Infantil por entender que para o processo de alfabetização é importante a criança ter familiaridade com o mundo dos textos. (Scarpa, 2010)
No meu trabalho, trouxe muitas evidencias de que isso não é verdade. propus atividades que são alfabetizadoras e extremamente lúdicas, como: canções, jogos, relatos de passeios, historias, brincadeiras, etc...
Adorei o tema do meu trabalho e de ler sobre esta questão.

Nenhum comentário: