segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Arquiteturas pedagógicas

Estamos na reta final do nosso curso! Enfim, vencemos muitos obstáculos e estamos agora pensando na prática do estágio. Meu estágio farei com uma turma de jardim B, creio eu. A atividade das arquiteturas pedagógicas, de elaborar os passos de um PA está sendo um pouco complicado ao meu ver. Eu e minha colega, estamos tentando partir dos passos que nós mesmas já fizemos na aula de seminário, só que adaptado aos menores. Tenho muitas dúvidas ainda. Trabalho com projetos de aprendizagem, com meus alunos, porém não sou eu quem escolhe os temas e sim eles. Porém, o projeto é de toda turma, ou seja, não chega a contemplar a curiosidade de todos e sim da maioria. Ainda não consigo visualizar um PA dividido por grupos em jardim B, pois acredito que muita coisa, pesquisa, atividades, nesta faixa etária vem da professora. Como então, dividí-los por grupos? Como deixá-los que pesquisem e coletem material? Ainda não sei.... Mas estou pensando e refletindo....

Um comentário:

Melissa disse...

Deise :-)
Realmente é um processo e as respostas não serão imediatas...
Olha só, lembro de ter participado uma vez de um PA com crianças bem pequenas e o projeto era "Como escrever meu nome?" O projeto era descobrir como escrever uma palavra... Penso que para pequenos o caminho seria projetos de pouca duração, o que acha?
Beijos
Melissa